See You Canada!


"There is, however, a unique aspect of birth: the umbilical cord is severed, and the infant begins his first activity: breathing."

Erich Fromm

Ficamos por aqui Canadá, até uma próxima! See you my friend!

Essas últimas semanas foram estranhas. Olho ao redor e quando tento lembrar do começo disso tudo sinto como se tivesse chegado aqui há uns dez anos! As pessoas que eu conheci perguntam se meu inglês melhorou desde que eu cheguei aqui... não sei. Não lembro de mim quando cheguei.

Nesta última semana eu me esforcei para encontrar todas as pessoas possíveis, visitar lugares queridos e apreciar todas as novas paisagens que agora fazem parte da minha vida. Está sendo doído me despedir das pessoas, todas as minhas despedidas são ridículas, esqueço de tirar fotos, não pego facebook e até a semana passada estava lendo uns livros na biblioteca como se nada fosse acontecer... não sei me despedir.

Quando encontro meus amigos para a despedida eu sempre começo um papo furado como sempre faço... começamos a rir e de repente lembro que eu vou voltar para o Brasil. No trabalho, todo dia pegava um copinho de frango assado com o cozinheiro japonês, o Steve, na hora do almoço porque não tinha tempo parar para separar comida para mim. No último dia eu saí na hora do almoço e depois de me despedir ele chegou e falou: "pega um frango pra você". Aqui me virei e saí agradecendo e segurando as pontas para não desabar. O abraço do "adeus" é o mesmo do "até logo", só que o adeus é algo que transpassa a minha alma.

O legal de se despedir aqui no Canadá é que você se despede de canadenses, gregos, coreanos, japoneses, árabes e de brasileiros também, mas a despedida continua horrível. As vezes eu acho que vim para o Canadá para aprender a me despedir, parece que tá todo mundo de passagem por aqui...rs

As pessoas me perguntam porque eu não quero ficar, levar a vida aqui e renovar meu visto, bom, eu não fiquei porque tenho algumas coisas pra fazer em terras brasileiras, pois de um jeito estranho acho que meu destino está ligado ao deste país naturalmente exuberante, estamos sofrendo um processo de amadurecimento e de encontro consigo mesmo que significa superar certas crises...assunto para um outro post.

Acho que quando realizamos longas viagens acabamos cortando certos vínculos, deixamos muitas coisas para trás, mas o sofrimento e a solidão destes exílios abrem novas perspectivas e despertam em nós novas qualidades, até então desconhecidas.

E assim vou avançando, morrendo um pouquinho a cada despedida, em direção ao lugar de minha felicidade. Torço para que as despedidas sejam menos definitivas e que um dia eu possa reencontrar todas as pessoas queridas de minha vida, assim ficamos com uma boa perspectiva.. a do reencontro.

Um abraço a todos vocês, amigos queridos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O último teste - histórias que nos ajudam a encontrar o caminho

Noé e a metáfora da vida

O retorno da alegria