As coincidências precisam ter um fim.

Deixo-lhes esta passagem do filme "Asas do desejo" de Win Wenders, que conta a história de um anjo(Dammiel) que se apaixona por uma bailarina(Marion) e se torna humano para ir ao seu encontro. Esse filme me falou sobre as barreiras que existem tanto fisicamente(por ser filmado na Berlim dos anos 80) quando afetivamente entre nós e as pessoas que nos cercam e me fez pensar em como construímos mundos particulares, inacessíveis muitas vezes, cujo acesso só pode ser descoberto por um momento de decisão... por um salto no desconhecido.

Fala de Marion...
A coisa precisa ficar séria.
Estive muito sozinha, mas nunca vivi sozinha.
Quando eu estava com alguém, me sentia feliz...
Mas, ao mesmo tempo, tudo parecia coincidência.
Aquelas pessoas eram meus pais, mas poderiam ter sido outras.
Por que esse rapaz de olhos castanhos é meu irmão
E não aquele de olhos verdes, do outro lado da plataforma?
A filha do taxista era minha amiga
Mas eu poderia igualmente ter colocado o braço
Em torno do pescoço de um cavalo.
Estive apaixonada por um homem.
Eu poderia igualmente tê-lo abandonado
E partido com um estranho que cruzou conosco na rua.

Olhe para mim ou não.
Me dê a sua mão ou não.
Não, não me dê sua mão, desvie o olhar.
Hoje é noite de lua nova
Noite muito tranqüila
Sem derramamento de sangue pela cidade.
Nunca brinquei com ninguém
Apesar disso, nunca abri os olhos e disse: “Agora é sério”.
“Finalmente é sério”
Assim, fiquei mais velha.
Era eu a única que não era séria?
O tempo não tem nada de sério?
Nunca fui solitária, nem quando estive sozinha nem acompanhada.
Mas eu teria gostado de ser solitária.
Solidão significa o seguinte: finalmente estou inteira.
Agora posso afirmar isso, pois hoje me sinto solitária.
As coincidências precisam ter um fim.
Lua nova das decisões.
Não sei se existe destino, mas existe decisão!
Decida!
Nós agora somos o tempo.
Não apenas a cidade, mas o mundo todo
Tem parte na nossa decisão.
Agora nós dois somos mais do que dois.
Encarnamos algo.
Estamos na praça do povo
E a praça esta cheia de gente que deseja o mesmo que nós.
Estamos decidindo o jogo de todos.
Estou pronta.
Agora é a sua vez.
O jogo esta em suas mãos.
Agora ou nunca.
Você precisa de mim.
Você vai precisar de mim.
Não existe história maior que a nossa
A de um homem e uma mulher.
Será uma historia de gigantes.
Invisível, contagiosa
Uma historia de novos ancestrais
Veja os meus olhos
Eles são o retrato da necessidade
Do futuro de todos que estão na praça.

Ontem a noite, sonhei com um estranho
Com o meu homem.
Apenas com ele eu poderia ser solitária
Me abrir para ele, totalmente.
recebê-lo em mim como um ser inteiro.
Envolve-lo em um labirinto de felicidade partilhada.
Eu sei que ele é você.

Fala de Dammiel...
Algo aconteceu.
Ainda está acontecendo.
Me prende.
Foi verdade à noite e é verdade agora, neste momento.
Quem foi quem?
Estive dentro dela e ela, em volta de mim.
Quem nesse mundo pode dizer que já esteve unido a outro ser?
Eu estou unido.
Nenhuma criança mortal foi concebida
Mas sim um quadro imortal compartilhado.
Aprendi sobre estupefação esta noite.
Ela me levou para casa, e encontrei o meu lar.
Aconteceu uma vez.
Aconteceu uma vez, portanto vai acontecer.
A imagem que criamos me acompanhará quando eu morrer.
Terei vivido em seu interior.
Somente a estupefação com nós dois.
A estupefação com o homem e a mulher me tornou humano.
Eu agora sei
O que nenhum anjo sabe.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O último teste - histórias que nos ajudam a encontrar o caminho

Noé e a metáfora da vida

O retorno da alegria