Procurando ninguém


O que eu tô procurando memo?


Esta madrugada peguei um livro de minha estante e comecei a folhar procurando uma passagem muito interessante que tinha lido a algum tempo. Isso seria fácil se este “algum tempo” não fosse três anos, se eu tivesse anotado alguma coisa no livro, se houvesse alguma referência, seria um bom começo. Pra falar a verdade, eu não lembrava as palavras que compunham o trecho em questão, sabia apenas que estava ali e falava alguma coisa de palavras que passavam para formar algum sentido... era mais ou menos isso.

Lendo alguns trechos me deparei com passagens que tratavam do mesmo assunto que tinha em mente, passagens que falavam do esquecimento e de como podíamos nos lembrar de algo que tínhamos esquecido, pois como poderíamos saber que esquecemos algo se já não lembramos mais dessa coisa?

“Sei disso porque me perguntavam enquanto procurava: é isto? É aquilo? E eu continuava a responder não, enquanto não me fosse mencionado exatamente o que eu procurava.”
“De fato, a memória sentia que já não podia resolver em conjunto como costumava fazer, e, com que mutilada em seus hábitos, ela pedia a restituição daquilo que lhe faltava. É o que acontece quando encontramos uma pessoa conhecida, ou pensamos nela, e não conseguimos lembrar seu nome.” Confissões de Agostinho. Pg.287
Pelo jeito, eu não sou o primeiro a penar pra lembrar o nome das pessoas..rs

Eu comecei a procurar a tal passagem entre trechos que tinham um título coerente com o assunto. Li, li, li mais um pouco. Lá pelas duas da manhã eu comecei a procurar pelo canto da página em que eu achava que estava o tal parágrafo, já meio desiludido. Vencido pelo cansaço, resolvi deixar minha intuição funcionar... me veio a mente o número 80. Quando eu abri o livro mais para o começo (o livro tem 446 páginas) pá! Eu comecei a ler um capítulo e já comecei a rir porque estava na página exata. Alias, estava mesmo no canto inferior direito como eu achava que estava.

No meio desta procura estava me lembrando da ideia de reminiscência, do amor a primeira vista, temas sobre os quais já escrevi aqui no blog, mas que eu acho interessantes e que eu não consigo deixar de pensar. Seria nosso desejo essa memória pela metade? Agostinho usa esta metáfora da memória para falar do seu amor por Deus e de como podemos buscá-lo sem saber direito o que Ele é, nesse sentido, acho que a fé e o amor são muito próximos.  

Ah.. o trecho, já tinha me esquecido..rs
Eu não sei porque comecei a procurar esta passagem, não sabia por onde começar, nem sabia como era a passagem... já havia procurado antes, sem sucesso e, quando já estava cansado de procurar, decidi por uma última tentativa menos ortodoxa... e funcionou! Talvez não achamos as coisas porque sempre procuramos nos mesmos lugares..rs

"E o discurso não seria completo, se cada palavra, depois de pronunciada, não morresse para deixar lugar a outra." Confissões – Pg. 97

des-Dica do dia.

- Vá a todas as festas de casamento a que for convidada. São ótimas ocasiões para conhecer pessoas que queiram manter um relacionamento estável.
- Ande sempre bem arrumada. Homens dão enorme valor ao que veem. 
- Mantenha a postura reta. Nada de andar(ou comer) curvada e parecer triste.
- Decida o tipo de homem que você quer. Busque-o nos lugares certos. Dançarinos estão nos bailes e festas. Sarados estão nas academias, homens mais cultos, em palestras, livrarias...
- Tenha outros objetivos, como trocar de emprego, fazer um curso. Não fique obcecada em arrumar alguém a qualquer custo. Confie.
- Ninguém gosta de gente triste demais, nem feliz demais. Busque o equilíbrio o tempo todo. 

Essas são algumas das 33 dicas para encontrar o homem ideal da revista Ana Maria de junho de 2012, featured by dona Beth. 

Comentários

  1. Uahhahah... grande Dona Beth!
    Cara, se fosse eu procurando o trecho, depois de alguns dias de insucesso eu iria me lembrar de estava em um livro q emprestei da biblioteca...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O último teste - histórias que nos ajudam a encontrar o caminho

Noé e a metáfora da vida

O retorno da alegria