Para uma garotinha muito querida.


Recentemente visitei uma amiga que estava internada no hospital devido a uma complicação na gravidez. Quando nos encontramos começamos a conversar sobre amenidades, antigos causos, rimos um pouco e ficamos por aí. Olhava o rostinho dela abatido, como um "leão sem juba" (nas palavras do maridão coruja) e me despedi, falando bobeiras, uma asneira qualquer, tentando aliviar um pouco aquele clima tenso que transpirava nas entrelinhas.

Quando saí do hospital, peguei o metrô e fui navegando pelas estações pensativo, tentando compreender a situação que meus amigos estavam enfrentando. Comecei a sentir um pouco da angústia que lhes invadia, a dúvida e as incertezas que o corpo nos apresenta quando ele não responde conforme os planos. Isso nos coloca diante de um vazio, estamos a mercê do ritmo de nosso sangue e tudo o que podemos fazer é esperar.

A Annita está ali, silenciosa, acompanhando a jornada de seus pais, seu sofrimento e ansiedade. O que eu poderia fazer para ajudar meus amigos? Como sou uma pessoa que não possuí nenhum talento médico, vou tentar colaborar com os instrumentos que tenho a mão agora: minhas palavras e minha fé. Engraçado, mas isso é realmente tudo o que possuo no momento..rs Então, escrevo estes pensamentos, pequena Annita, em uma folha que tirei do meu estômago embrulhado e, ao final, amarrarei em sua ponta uma pequena rabiola e a soltarei depois de uma chuva de verão. Assim, ela chegará aos seus ouvidos.

Querida Annita

Eu acho que você já deve desconfiar que seus pais são pessoas diferentes, como eu percebi na primeira vez que lhes falei e isso acontece porque eles realmente se amam. Pode parecer estranho, mas em geral as pessoas se relacionam por motivos diversos... sexo, carência, insegurança, conveniência e muitos outros, mas seus pais são uma feliz exceção e Deus foi muito bom com você quando lhe colocou no destino deste casal. Diria que você é uma sortudinha!

Cada semente é uma pequena gota de angústia e insegurança, pois a vida me parece uma grande aposta. Nunca seremos capazes de controlar o transcorrer de nossa existência. Por isso não estranhe que estejamos apreensivos e preocupados e que a perspectiva do nascimento seja assim tão desconfortável. Se pudéssemos escolher, pode ter certeza que nascer seria algo como descer de um toboágua ou comer chocolate, mas por enquanto, perceba que esta preocupação nasce do amor que seus pais lhe dedicam e que isso é o que lhes mantém ao seu lado.

Saiba que mesmo depois de nascidos, a gente ainda vive muitas incertezas. Sentimos angústia e sofremos um bocado e quando tudo isso parece nos arrastar para o desespero sempre encontramos uma mão amorosa para segurar. Depois você vai perceber que existem coisas muito legais para fazer, lugares e pessoas para conhecer, tudo isso fará você esquecer estes momentos difíceis.

As vezes fazemos as pessoas que amamos passar por momentos difíceis, sem querer. Nós aqui do lado de fora já passamos várias vezes por isso, então não fique a pensar que todo este negócio de hospital é um grande transtorno para seus pais. Eles vão tirar isso de letra, o que eles querem de verdade é que você nasça bem e em segurança e vão fazer todo o possível para que isso aconteça. Quando você ficar grandinha, aí será a sua vez de contribuir com a grande dança da vida e você perceberá o quanto isso é gratificante e que viver vale todo o sofrimento.

Meu vô dizia que viver não é fácil, eu concordo. Apenas não desista diante da primeira dificuldade, persista. As pessoas aqui normalmente possuem uma preguiça de compreender a complexidade da vida, por isso abraçam preconceitos e se fecham em relacionamentos de fachada, coisa medonha. Amar é abraçar a totalidade da vida, em seus altos e baixos. Da perseverança e do amor surgirão coisas incríveis, amizades eternas irão brotar de sua alma pelo simples fato de que você continuou ali, ao lado da pessoa que você ama quando tudo perdia o sentido. Isso é o que realmente vale a pena na vida.

As pessoas que nos amam sempre estão ao nosso lado, mesmo quando viajamos para o outro lado do mundo ou quando deixamos de pensar igual. Isso é algo que eu não conseguiria te explicar.

No mais, existem coisas aqui do lado de fora que nunca mudam. O Faustão apresenta seu programa de domingo, o Silvio Santos também, chove na sexta e no sábado e só no domingo o tempo abre. Assistimos ao Chaves na SBT e nunca assistimos a malhação na Globo, tirando o David. Depois de uma ressaca sempre prometemos nunca mais beber e passamos intermináveis horas vendo vídeos engraçados de gatinhos.

Viu? Viver até que não é algo muito complicado.
 
Aguardamos a sua chegada! Nós leoninos adoramos uma boa festa e você vai perceber logo que seus pais são ótimos em comemorar aniversários..rs

Essa é uma mensagem de um amigo do seus pais... o Japa.
      


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O último teste - histórias que nos ajudam a encontrar o caminho

Noé e a metáfora da vida

O retorno da alegria