O que é a vida?


Antônio Abujamra em seu programa Provocações

A maioria das religiões dizem que a vida é uma escola, sendo que cada experiência encerra uma pergunta oculta. A pergunta que fica é se estamos respondendo corretamente, senão, teremos que repetir de ano, ou reencarnar e tentar novamente. Para os cristão, nossas ações serão anotadas e usadas em nosso juízo final, depois do qual seremos elevados à vida com Deus, ou ao fogo que não se apaga. 

Tendo poucas mitologias em meu horizonte, acredito que as alternativas do pós morte não são muito otimistas, muito menos criativas. Contudo algo me inquieta mais do que a perspectiva de encontrar Deus em um juízo do qual não poderei apelar... Imaginar o diabo se aproximar lentamente e sentar-se à minha frente, corcunda e com um sorriso sarcástico, perguntando-me: O que é a vida?

Seria a vida...

Uma criança deixou a bola cair entre os arbustos. Indo buscá-la, foi picada por uma serpente. 
Continuou jogando sua bola, sentindo um incômodo na mão ferida... até cair - morta. 

Deitado em um leito no canto de um pequeno quarto de paredes ainda sem tinta, um homem tosse profundamente. Enquanto todos vagueiam em seus sonhos, o pobre diabo sente-se culpado por ter sido despertado por suas próprias excreções.

O músico executou seu último acorde, mesmo assim, o casal não parou de dançar.

"Queimarei sua família diante de seus olhos", diz a elegante autoridade - contudo - "se você negar o seu Deus, eles serão poupados." 

Após perseguir um pernilongo por todo o quarto, consigo agarrá-lo com a mão. Aperto. Quando desfecho os dedos para contemplar o cadáver, ele continua seu voo - um pouco mais torto que antes.

Flores de Ipê rosa se espalham pelo chão para serem pisadas por pessoas que esperam o ônibus. 

Quando passo a mão pela copa das árvores, sempre tento soltar cascas, cutucando suas extremidades. 

Um inocente é apedrejado por uma turba enfurecida.

A pessoa amada nos olha nos olhos e diz que ainda nos ama.

Esquecemos o guarda chuva no ponto de ônibus.

Nos encontramos na hora errada.

Ninguém nasce impunemente.

Aí não!

Paulo, posso te fazer mais uma pergunta? Sim, fique a vontade.

O que é a vida?

A vida é o florescer do nada. 

O que é a vida? 

Assistir o "Provocações" do Abujamra é uma coisa muito melancólica, ver o diabo envelhecer não é fácil. Como o Abujamra gostaria de morrer? Creio que ninguém gostaria de morrer, mas essa pergunta permanece lá. Por que não gostamos de morrer? Normalmente ouço jovens dizendo que nunca foram traídos. Pergunto como eles podem ter tanta certeza, ao que eles prontamente respondem: eu nunca namorei! Eu insisto, perguntando por que eles ficam indignados por algo que nunca lhes aconteceu. Por que tememos tanto a morte, se nunca morremos?

Por que é tão difícil responder o que é a vida? Por que nos sentimos ridículos quando ouvimos essa pergunta novamente? Não seria isso o que fazemos todos os dias? Não ouvimos essa pergunta todos os dias? Não seria esse desconcerto a percepção de que nossa primeira resposta nada mais é do que um ensaio, um reflexo de pensamentos concatenados a nossa revelia e organizados para agradar um expectador desconhecido, sendo essa resposta encenada todos os dias. Qual peça já foi mais encenada do que a vida? Quando vejo espetáculos em cartaz por anos, me espanto com a capacidade dos atores de encenar as mesmas cenas incontáveis vezes. 

A persistência da pergunta nos constrange... o que é a vida? Sendo essa persistência um convite a espontaneidade, como o bater da pederneira sobre a palha seca.   

 














   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noé e a metáfora da vida

O último teste - histórias que nos ajudam a encontrar o caminho

O retorno da alegria