O que é ética?

Crianças vítimas de ataques do governo Sírio - Reuters

"Ética não é a vida que simplesmente se submete à lei moral, mas a que aceita, irrevogavelmente e sem reservas, pôr-se em jogo nos seus gestos. Mesmo correndo o risco que, dessa maneira, venham a ser decididas, de uma vez por todas, a sua felicidade e a sua infelicidade." Profanações pg.61

O que é ética? O que nós queremos descobrir quando perguntamos isso? Queremos descobrir a maneira certa de agir ou o que fazer para ser feliz, pode ser.

O que você pensa diante dessa pergunta? Resposta: Isso é coisa de aula de filosofia.

Esta citação acima colocada é parte de um comentário de Agamben sobre um trecho de "O Idiota" de Dostoievski. No trecho em questão Nastasja Filippovna reúne alguns conhecidos em uma sala para decidir se aceita ou não casar com o jovem Ganja. Isso, é claro, não envolve apenas a pergunta "amo ou não amo fulano", mas como em toda historia cuidadosamente bordada por Dostoievski, envolvia profundos dilemas econômicos-afetivos-familiares-etc. Uma coisa bem Russa..rs Ela reúne seus amigos para decidir a questão num bom bate papo... acontece que ela realmente não possui uma posição determinada, ela os reuniu ali para travar um dialogo que definiria os rumos de sua vida. Ela tomará a decisão naquele instante e tudo está indefinido diante de seus olhos.

Em outro diálogo, de Os Irmãos Karamazov, Ivan questiona ao seu piedoso irmão Alieksei sobre a existência de Deus lhe contando uma história sobre um duque que, tendo ficado descontente com o comportamento do um filho de um criado, lança a criança em um campo e solta seus cães para persegui-lo. Ivan pergunta a Alieksei como Deus permite que tal atrocidade ocorra sem intervir? Poderia você, pessoa que acredita nesse Deus infinitamente bom explicar essa situação? Essa cena é peculiar porque não é relativa e com certeza aconteceu e vai acontecer ou está acontecendo, basta abrir a cobertura jornalistica sobre o conflito sírio e você verá que milhares de crianças estão desabrigadas e outras centenas morreram nas últimas semanas. Um ato desta envergadura contra uma criança, contempla-la sendo devorada por cães ou como alvo de armas de destruição em massa, isso poderia ser aceitável em qual contexto?

Culpar o Duque e condená-lo ao inferno eterno vai compensar à criança pelo que ela sofreu? Isso será justo? Se essas atrocidades acontecem por culpa do homem, mas Deus está aqui, olhando e cuidando de tudo..como essa cena aconteceu? Você acha que ética é coisa de aula de filosofia porque ainda pensa que Deus está do seu lado, cuidando de tudo... os cães que nos olham ainda estão na corrente.

Repito, não estou falando de maldades.. estou falando do absurdo de se comer o pó da miséria humana. Nisso eu acho que o Deus russo é mais sábio que o brasileiro.

Ética é um gesto no qual você se expõe, se arrisca a ser feliz ou infeliz. Isso quer dizer que se enquadrar em um conjunto pré estabelecido de valores é pedir demais.. e que justamente por isso o absurdo se instalou em nosso mundo, graças a nossa crença de que as coisas possuem uma ordem suprema - que nos dirige - deixamos de exercer e construir nossos próprios valores, nos tornamos eticamente rarefeitos.

Pense as palavras e o olhar que Nastasja dirigiu para aqueles que dividiram com ela o momento da decisão, e que, ainda que cortada por vários dilemas, ela estava integralmente ali: desconcertantemente viva.

Na minha opinião, agir com ética é perceber que a vida está em jogo em cada detalhe.. portanto - gesto. Se enquadrar ou estar de acordo, ainda que seja xingando o bandido da TV, é tratar com leviandade o desafio que a vida nos coloca.

"Nobre é aquele que entrega o corpo ao mundo
A este o mundo pode se entregar
Quem ama faz do mundo o seu corpo
Neste o mundo pode confiar"

Tao Te Ching  - Cap 13

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O último teste - histórias que nos ajudam a encontrar o caminho

Noé e a metáfora da vida

O retorno da alegria