Dia das mães

Google imagens

Hoje estou Guaratinguetá curtindo a família e um almoço de dia das mães. Maravilha!

Estranho é que eu tive um sonho em que era convidado para uma espécie de rehab de dez dias e não sabia por que, ficava intrigado e perguntando pra todo mundo o que estava se passando. Tipo, vou ter algo pra fazer lá!? Vou levar a minha sunga então, vai que tem piscina, daí eu fico nadando pra relaxar. Depois dessas cenas eu via a minha vó e a abraçava e a beijava na cabeça, enquanto andávamos por uma grande avenida. Esse foi um sonho gostoso, mas cujo significado eu não consegui acessar.

(já na vida real)

Andando de bicicleta de manhã, passei na casa do Luis e vi a brewery que eles estão armando lá no quintal deles, depois saí dando um rolê pelos bairros e tirei umas fotos da ponte do Paraíba. Olhar a serra da Mantiqueira é uma coisa da qual eu nunca me canso, principalmente em um dia nublado com mormaço preguiçoso como está sendo este domingão de dia das mães. Gosto dos contrastes e dos raios de sol que mormente cortam a paisagem, das pessoas dirigindo obtusas e de todos aqueles que transitam pela vida como que sem perceber a maravilha disso tudo - acho isso um mistério engraçado e aproveito para tirar fotos.

Voltando pra casa encontro o seu Mario com a bela no carro indo fazer compras, ele me pergunta se eu queria alguma coisa, ao que eu hesito.. digo não, tá tudo bem.

Estou tentando ensinar a minha sobrinha a tirar fotos, pegar a câmera e regular a iluminação. Não deixo no automático porque leoninos gostam de desafios. Quer ver um milagre? Deixe uma tarefa impossível nas mãos de um leonino e diga simplesmente.. faça isso. Sofremos porque não percebemos o impossível da vida.

Tenho que decidir que horas voltar pra São Paulo. Gostaria de deixar isso pra depois.. e vou deixando.

O seu Mario voltou do supermercado com umas cervejinhas, decodificou a hesitação e transformou-a em biritas - parabéns seu Mario!

Minha mãe olha eu digitando no blog e pergunta - você vai escrever alguma coisa sobre o dia das mães?? Sim mama, tentarei.

Ultimamente tenho meditado todos os dias e percebo que a vida é uma coisa pendular, vamos balançando e respirando. Tudo é muito tênue e fácil de perder... escorrendo pelas mãos.

O que poderia falar sobre o dia das mães meus ilustres leitores?

Nada escapa ao que vivemos com a nossas queridas mamas, isso é certo. Tudo na vida parece ser uma progressão de infinitas vivências cujo eixo está perdido em algum momento de nosso passado, perdido mas não inócuo. O que provamos naqueles dias e não conseguimos mais encontrar em nossa vida adulta? Como foram aquelas tardes caminhando de mãos dadas pelas ruas vazias, visitando parques, comentando os mistérios obscuros dos pesadelos e o medo da morte? Como vivemos nossos corredores amarelados, espreitando o quarto materno com medo, medo de que ela não deixe a gente dormir com ela... nosso quarto já está terrivelmente habitado por monstros e demônios, não podemos simplesmente voltar. Nesse corredor está o protótipo de todos os abandonos e de todo desamparo que o mundo tem notícia, estamos ali testemunhando toda a intensidade da vida e eu desconfio que todos os pais sabem disso e que vamos vivendo o mesmo drama, o que muda são os ângulos.

A mãe é uma espécie de pausa da vida, o pics que a gente agarra para não perder o pega a pega.

Tipo, meu eu não tô dando conta, please pegue a minha mão e me leve daqui. As vezes não sabemos, não damos conta, e é isso. Deus é pai e mãe nessas horas.

Todas as coisas que pegamos são metaforazinhas de nossas mães... desde a garrafinha long neck que agarramos no começo da festa, ao cilindro inoxidável do metrô, àquele que estendemos a mão quando dá o solavanco no vagão - em ato reflexo - ali está um metáfora da mão materna. Aqui arrisco dizer que a vida possui alças, lugares onde podemos pegar. Isso são as mães.

As mães podem se sentir abusadas, isso é certo. Xingam e esbravejam, mas até aí estamos aprendendo. Caímos no abismo com um sorriso nos lábios, pois sabemos que aquela mão se estenderá... uma hora ou outra seremos resgatados. Vamos ser exemplarmente repreendidos, mas viveremos.

Somos loucos porque podemos - obrigado mamãe!

A todas as mamães que conheço e que conhecerei.. Feliz dia das mães!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O último teste - histórias que nos ajudam a encontrar o caminho

Noé e a metáfora da vida

O retorno da alegria